quarta-feira, 28 de março de 2012

Daniella Ribeiro propõe campanhas para beneficiar os portadores de necessidades especiais.


A Deputada Daniella Ribeiro apresentou requerimento na Assembleia Legislativa que propõe a realização de campanhas para beneficiar os portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.
Ela defende que a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba proponha ao Governo do Estado e às Prefeituras Municipais a realização de campanhas objetivando beneficiar os portadores de necessidades especiais, visando à inclusão dos mesmas no mercado de trabalho e nas atividades do dia a dia da sociedade.
Recorda que, conforme a legislação trabalhista, toda a empresa com mais de cem funcionários deve respeitar a lei das cotas, ou seja, destinar entre 2 e 5% de suas vagas a trabalhadores com algum tipo de deficiência.
A dificuldade de inserção de pessoas com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho ocorre em razão de muitos empregadores não conhecerem o universo de possibilidades que elas podem oferecer.
Diz que a falta de informação ainda é um dos principais obstáculos para os empresários não incluírem profissionais com deficiências no quadro de funcionários.
Ressalta que o Ministério do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mantém um programa de apoio ao cumprimento das cotas. O Projeto Piloto Nacional de Incentivo à Aprendizagem das Pessoas com Deficiência foi criado em parceria com Ministério Público do Trabalho e conta com a participação de 35 empresas. Desenvolvido em 10 Estados brasileiros, ele estimula os empresários a contratar aprendizes deficientes por dois anos, com o compromisso de qualificar os trabalhadores e depois contratá-los por tempo indeterminado.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário